5 passos para sair do Sedentarismo

5 passos para sair do Sedentarismo

5 passos para sair do Sedentarismo

5 passos para sair do Sedentarismo

O sedentarismo é a falta ou a diminuição da atividade física. É a segunda maior causa de morte no mundo. Na verdade, o conceito de uma pessoa sedentária tem relação com a quantidade de calorias que ela gasta semanalmente, seja em atividades esportivas ou nas tarefas do dia a dia. Para ser considerada uma pessoa ativa é preciso queimar 2.200 calorias por semana, ou cerca de 300 calorias por dia.

Além de atingir órgãos vitais como coração, rins, cérebro, entre outros, o sedentarismo impacta diretamente na saúde dos músculos e ossos, que se tornam mais frágeis, pois ficam sem uso, literalmente, atrofiando, perdendo a flexibilidade e comprometendo a saúde como um todo.

Os 5 passos para se tornar uma pessoa ativa:

1)    Avaliação física: Antes de começar uma atividade física é importante realizar uma avaliação médica, checar se a saúde está em dia. Isso pode ser feito com um cardiologista.

2)    Tenha metas palpáveis: Ao decidir se exercitar, não adianta querer virar um super atleta em uma semana, ou se transformar numa top model da noite para o dia. Isto não vai acontecer. Estabeleça para você metas reais, possíveis, como emagrecer 1Kg por mês ou caminhar 20 minutos por dia.

3)    Escolha um exercício prazeroso para você: Para sair do sedentarismo, a pessoa deverá buscar um exercício com o qual se identifique. Só assim ela descobrirá por exemplo, que, em vez de musculação, prefere pilates, ou que se sai melhor na dança do que na corrida.

4)    Respeite seus limites: Pessoas que não estão acostumadas a se exercitar devem começar uma atividade física aos poucos, com uma intensidade leve e respeitando os limites do corpo. Isso vai ajudar a evitar lesões e diminuirá as chances de o indivíduo se sentir desestimulado com o exercício. Comece realizando exercícios dia sim, dia não e aumente aos poucos.

5)    Saia da sua zona de conforto: Saia da sua zona de conforto, literalmente. Isso quer dizer que para aumentar o gasto calórico, é preciso abrir mão de hábitos como usar o elevador para subir alguns andares, dispensar a escada rolante, estacionar o carro em um local mais distante do seu destino, ir ao supermercado ou à padaria a pé, etc.

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